quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Livro "Diálogos dentro da Psicologia"




Título: Diálogos dentro da Psicologia - Contributos da Investigação Luso-Brasileira em Psicologia Social, Clínica e Educacional.
Organização: Adelma Pimentel e Vítor Franco
Edição: Aloendro
Impressão: Gráfica Supercores

A produção científica da Psicologia, tal como acontece em todas as diferentes áreas do conhecimento, segue uma tendência para a especialização. Embora fundamental para a progressão do conhecimento, tal tendência traz consigo, inevitavelmente, duas consequências: em primeiro lugar o risco de perder de vista o humano na sua complexidade e multidimensionalidade; em segundo lugar, o risco dos investigadores ficarem mais fechados nos grupos restritos com que trabalham ou com quem competem, distanciando-se do impacto (e responsabilidade) social da sua produção. O livro que vos oferecemos resulta de um movimento diferente. Não é um livro sobre diálogos, mas ele próprio o resultado de diferentes diálogos. É no diálogo que se constroem os desafios,
que se encontram novas respostas mas também se formulam novos problemas que os pesquisadores são chamados a esclarecer. Mais ainda, este livro pretende ser um fomentador de diálogos, na expectativa de qua cada diálogo iniciado num dos capítulos se ramifi que numa rede incontrolável de novas interfaces e intercomunicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário